Todos os dias recebemos pelo menos um contato de alguém com problemas na entrega do imóvel e na maioria das vezes, o impasse é na vistoria. O que ocorre é que muitas administradoras de imóveis fazem uma vistoria “básica”, sem muitos detalhes, com fotos minúsculas e exigem sua aprovação para a entrega das chaves. .
O locatário, por não conhecer os problemas que isso pode trazer no futuro, concorda com tudo e a locação tem início, todos felizes. Felizes até quando?
Acontece que nessa vitória sem muitos detalhes, não são apontados problemas que podem ser ou se tornar gravíssimos. Afinal, como saber se a casa tem goteiras se no dia da vistoria não estiver chovendo? E como perceber infiltração e mofo na entrada, se o imóvel acabou de ser pintado? Esses problemas surgem com o tempo e aí acaba a amizade entre locador e locatário.
Acontece que o locador, dono do imóvel, quer que tudo transcorra bem e seu imóvel seja bem cuidado. O locatário quer alugar sem problemas e a imobiliária, receber os alugueis e não ter de intervir. Ou seja: ninguém quer confusão!
O QUE FAZER?
Abaixo algumas orientações para evitar esse tipo de problema.
- Acompanhe a vistoria de entrada e filme tudo, todos os detalhes: veja se as persianas, funcionam, verifique rachaduras em azulejos e louças, arranhões no piso, teste as maçanetas, descarga, situação da pintura e tudo mais que for possível. Teste também a iluminação. Se o imóvel for mobiliado, dê atenção especial à mobília, apontando desgastes. A sugestão de filmar facilita a identificação da área filmada. Não esqueça de dizer a data na filmagem.
- Durante a locação, se você perceber problemas, faça uma filmagem e relate o problema imediatamente à imobiliária. Cobre solução e datas.
- Caso não seja resolvido, permaneça relatando que o problema existe. A ideia é registrar que o problema não foi sanado e que você está tendo de conviver com ele.
- Se esse problema no imóvel for grave, no pedido para a administradora, informe a urgência e peça solução em 3 dias úteis (sugestão de prazo). Caso não seja atendido, novamente informe à administradora que você não pode esperar, diga que danos pode ter caso permaneça.
- Por fim, quando a locação terminar, acompanhe a vistoria de saída, novamente filme tudo, dentro do possível, reproduza a filmagem inicial, mesmos ângulos e locais. Faça um contraponto com a vistoria da administradora.
Para manter o bom relacionamento, a ideia é ter uma boa comunicação, preferencialmente escrita, mesmo por whatsapp. A conversa deve ser clara, sempre apontando tudo que acontece para que ninguém seja surpreendido no fim do contrato. Dessa maneira, a felicidade de todos os envolvidos será permanente!
Se você precisa de assessoria jurídica nesses casos, para sua imobiliária ou seus contratos de locação, venha conversar conosco.