Escolha uma Página

Vou comprar um imóvel, preciso de advogado?

 Se você vai comprar um imóvel, seja para uso próprio ou para investimento, pode estar pensando:

“Não preciso gastar com advogado, porque o corretor está cuidando de tudo”.

“Tem os contratos da internet, não precisa ninguém pra fazer”.

“ O vendedor é boa pessoa, não vai dar nada errado”.

Mas, a realidade é outra. Costumo brincar dizendo que se as negociações fossem tão simples e as pessoas cumprissem tudo o que combinam, os advogados morreriam de fome!

O primeiro e maior erro é pensar que os modelos disponíveis na internet resolvem tudo. Como diz o nome, são modelos.

Sabe aquela roupa que era o seu número e mesmo assim não vestiu bem? Com um contrato é ainda pior.

Além do básico como nomes das partes, identificação do imóvel e valores, alguns detalhes são fundamentais para evitar que comprador e vendedor se encontrem tempos depois no Poder Judiciário. Aqui vão algumas dicas importantes:

  1. Condições em caso de descumprimento. O que vai acontecer se alguém não cumprir com sua parte? Atrasos no pagamento e na entrega do imóvel, problemas ocultos no imóvel, como vai funcionar?
  2. Situação de rescisão. E se o financiamento não sair, por exemplo, o que acontece? E se o comprador já estiver morando no imóvel?

E esses são só alguns exemplos.

Também é importante pensar na segurança do negócio.

Digamos que você está comprando um apartamento de alguém com bom preço, tudo intermediado por imobiliária. Tudo corre bem, você paga, recebe o imóvel e se muda.

Se passam 3 anos e você recebe uma intimação para desocupar o imóvel pois aquele negócio que você fez foi considerado fraude à execução.

Meu Deus! E agora?

Isso poderia ter sido evitado se, na época, tivesse sido realizada uma análise mais aprofundada do imóvel e do vendedor. Você teria descoberto que essa pessoa estava te vendendo o apartamento para evitar perdê-lo numa execução fiscal e agora você terá que ajuizar um processo para TENTAR manter sua casa.

Sim, eu disse tentar porque, como se sabe, NÃO EXISTE CAUSA GANHA. Então, o que era sonho, virou pesadelo e agora sim, você vai precisar de um bom profissional especialista em direito imobiliário para quem sabe, recuperar sua casa.

E veja, aquelas certidões com validade de 90 dias só servem pra atender às exigências do cartório! Quem busca segurança na negociação deve ir muito além disso!

“Ah se na época eu tivesse pensado nisso”.

Então, estou te ajudando a pensar, aproveita essa dica!

Siga minhas redes sociais e fique por dentro do Direito Imobiliário.

 

WhatsApp chat